Quais filmes que falam de programação?

Filmes sobre programação

Veja abaixo mais uma lista como várias da internet, mas essa com filmes que realmente citam alguma linguagem ou mostram códigos fontes.

Resumo - Introdução

A rede social

Os estagiários

Estrelas além do tempo

Godzilla vs. Kong  

Conclusão

Existem vários filmes que falam sobre tecnologia ou tem ela como pano de fundo, mas poucos falam de programação mesmo. A maioria trata de hardware, sistema operacional, segurança digital (cyber ataques, hackers), inteligência artificial, distopias tecnológicas, mas poucos citam alguma linguagem.

Por isso resolvi fazer essa lista, para citar os filmes que realmente falam de linguagens de programação, marcação, estilo ou banco de dados. Aqui irei citar o filme com o nome em português e inglês, fazer um breve resumo citando o ano de lançamento, e dizer quais as linguagens e algumas outras tecnologias e termos técnicos citados no filme. No final ainda tem uma dica extra com filmes que tem telas de códigos fontes.

A rede social - The social network

É um filme de 2010 que conta a história da criação do Facebook, como o Marck Zuckerberg se tornou o milionário mais jovem e os processos judiciais envolvidos.

Linguagens citadas: PHP, Pearl, Python e HTML.


Além das linguagens também cita o box linux, servidor Apache e o banco de dados Mysql, protocolo de segurança SSL, firewall durante o filme.

Agora um pouco de spoilers.

Na parte da busca por imagens do facesmach é citado as linguagens PHP e Pearl e também pode ser visto ele usando tags HTML no blog pessoal.

Na competição de invasão com shots para contratação é falado de Python

Os estagiários - The internship

É uma comédia de 2013 onde dois caras ex vendedores, vão tentar uma nova integração no mercado de trabalho participando de um programa de estágio em uma grande empresa de tecnologia, chamada de Google, você deve conhecer (risos). Nessa disputa pela vaga eles participam de uma competição em equipe com várias etapas.

Linguagens citadas: CSS(3), HTML(5).

Além das linguagens também citam o sistema operacional Ubuntu e editores de texto que rodam no terminal como vi, nano e emacs, além de produtos do Google como Gmail.

Agora um pouco de spoilers.

Quando os estagiários mais velho estão estudando depois de ganhar a primeira prova falam de HTML, CSS.

Estrelas Além do Tempo - Hidden Figures

Um filme de 2016 baseado em fatos reais, conta a história de mulheres negras que foram muito importante para o lançamento do primeiro homem a lua pela NASA, mas são esquecidas pela história. Como falado neste artigo sobre a história da mulher na tecnologia, as mulheres tiveram grande participação na história da tecnologia, principalmente ligada ao desenvolvimento de softwares, pois na época as mulheres que eram as grandes matemáticas, por serem tradicionalmente as professoras. Além da luta da mulheres o filme também fala da segregação e do racismo nos EUA na década de 60.

Linguagens citadas: FORTRAN.

No filme é mostrado como as matemáticas conseguiram resolver problemas que os engenheiros da IBM não conseguiam e aprenderam a linguagem para isso.

Agora um pouco de spoilers.

A matemática Dorothy Vaughan interpretada pela Octavia Spencer, vê que com a chegada das máquinas da IBM logo seu grupo de matemáticas irão perder espaço. Por isso pega livros sobre a linguagem Fortran usada pela IBM e lê no ônibus, depois ensina programação para sua equipe. No final do filme mostra que ela virou supervisora da IBM especialista na linguagem citada.

Godzilla vs. Kong

Nesse filme de monstros de 2019 tem uma cena onde cita uma linguagem.

Linguagens citadas: HTML.

Agora um pouco de spoilers.

Em um momento em uma sala de controle, estão tentando impedir que um mecaGodzilla seja liberado, essa cena é para fazer graça. Um adulto trata uma criança como se ele fosse um hacker e vai saber controlar aquele super computador que tenta fazer, mas quando o jovem admite que não é hacker, diz que apenas fez um curso de HTML.

Conclusão

As duas películas citadas primeiro tem algumas coisas em comum os dois tem como pano de fundo empresas reais gigantes na área de tecnologia, usam linguagens web, são plataformas que rodam principalmente ou inicialmente nos navegadores. O contexto dos filmes são bem diferentes enquanto os estagiários é uma ilustração lúdica do trabalho no Google, a rede social trata de uma história baseada em fatos reais.

Os outros filmes são bem diferentes um relatando fatos reais e outra uma grande ficção cientifica.  

Dica extra

Prints de códigos fontes em filmes

Existe um site no tumblr que mostra uma coleção de prints tirados das telas de filmes e programas de TV com códigos fontes confira clicando aqui: source code in tv and films.

Nele tem várias cenas interessantes como:

Star Wars fazendo referência ao seu criador;  

Exterminador 2 tem um código que foi copiado do apple II;

Homem Formiga e a Vespa com código de exemplo do assembly;

Black Mirror tem telas de vários episódios citados no site;

Tem até uma cena de novela brasileira "Geração Brasil", onde o que era para ser um ataque hacker mostra um código de demonstração para iniciante na linguagem C em HTML.

Em os homens que não amavam as mulheres mostra uma cena onde Lisbeth Salander pesquisa na base da polícia usando SQL.

Muitos códigos copiados da internet ou retirados da wikipédia sem nenhuma relação com o filme;

Quer acompanhar as novidade do site?

Leia mais em:

Quais filmes que falam de programação?

Última atualização: 2023-03-30

Quer acompanhar as novidade do site?
Veja também:

Resumão dos principais assuntos para a prova do CRF-RS 2024 de acordo com o edital e provas relacionadas.

Principais assuntos prova CRF RS 2024

Como alterar as meta tags para SEO com PHP?

Alterar Meta Tags de SEO com PHP

Como embutir código PHP em arquivos CSS?

manipular CSS com PHP

Conheça uma canção da década de 90 que até hoje sintetiza muito bem a internet

Pela Internet Gilberto Gil

Do que trata a música pela internet 2 do Gilberto Gil?

Gilberto Gil Pela Internet 2

Filmes e Séries sobre tecnologia

Filmes e Séries sobre tecnologia

Web Stories